segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Il tartufo bianco è arrivato!


Chegou o momento mais esperado do ano: a caça às trufas de Alba.
E o mundo aguarda ansioso!





Nas ruas, bares e café de Alba, no Piemonte italiano, pessoas dedicadas ao trufolaio se cumprimentam nessa época do ano apenas levantando as sobrancelhas. É o clássico e silencioso gesto de interrogação. Chegou a hora. E agora? Assim como seus cães se preparam para farejar a terra, eles farejam no ar com tensa expectativa a umidade, a chuva no horizonte e a promessa nas raízes do carvalho: Il tartufo è arrivato!

Por estimados 5 mil euros o quilo para esta safra, as trufas brancas de Alba provocam sentimentos diversos: brilham os olhos de quem as colhem, se inquietam aqueles que as compram, se excitam os que as preparam. Nesse caso, os chefs de cozinha, em devaneios pela criação de um novo prato com a preciosidade sazonal, mas todos os anos chegando à mesma conclusão: nada supera o ovo frito com lasquinhas de trufa em cima. Simples e genial.

A caça às trufas brancas começa em setembro e se estende até dezembro. Alba é a meca, mas também se encontram bons fungos na Umbria, Marche e até do outro lado do Adriático, em países de menor tradição gastronômica. Na França, sobretudo no Périgord e Provence, também começa a época, que se estende até março, período em que uma frase é repetida com a ênfase típica dos franceses: “A trufa deixa as mulheres mais gentis e os homens mais galantes”.

Mas voltemos a Alba. Já participei de uma caça às trufas na região, num alegre passeio sem maior compromisso a não ser comer logo em seguida o que cães assanhados acharam no bosque de carvalhos. Mas a caça oficial é coisa muito séria, com cuidados dignos de um serviço secreto, sobretudo para impedir que amigos da trufa alheia invadam fazendas na madrugada. Depois de colhidas, bem ou mal, iniciam-se as frenéticas negociações em torno do preço, que varia bastante em função da quantidade obtida na colheita, do sabor e aromas característicos e, individualmente, do peso de cada trufa.

As maiores são normalmente destinadas ao grande leilão anual beneficente que se realiza no início de novembro no castelo Grinzane Cavour (Asta Mondiale del Tartufo Bianco d’Alba). Para quem prepara o cartão de crédito para estar em Alba, a informação: no ano passado a grande estrela do leilão, uma aromática trufa de 750 gramas, foi arrematada por 100 mil euros. Uma exceção, sem dúvida, com o valor das cinco primeiras se situando entre 4 mil euros e 9 mil euros.
No Brasil, restaurantes renomados já se agitam para trazer os poderosos fungos. E estamos preparados para o trufolaio, a nossa caça às trufas nas mesas mais finas.

Fonte: Portal ig (http://luxo.ig.com.br/colunistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário