quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Doce de Espécie e Guaraná Jesus

Sabores típicos do Estado do Maranhão



O Doce-de-espécie é uma guloseima originário da cidade histórica de Alcântara, no Maranhão, a guloseima se assemelha a um bombocado e tem o tamanho e o formato de uma tartaruguinha. A iguaria se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuída pelos moradores durante a Festa do Divino. A receita é encontrada somente em Alcântara e foi herdada dos açorianos.

Segue sua receita abaixo:

Ingredientes

  • 3 xícaras de coco ralado grosso
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • h2. Ingredientes para a massa:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara de água

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo alto mexendo sem parar. Depois que a calda começar a ferver, mexer de vez em quando. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligar o fogo, passar para um tabuleiro untado com manteiga e deixar esfriar.

Modo de preparo da massa

Colocar a farinha de trigo numa tigela e juntar o óleo, o sal e a água. Misturar até que a massa fique homogênea. Em seguida, polvilhar farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho. Abrir a massa com um rolo até ficar bem fina. Com a ajuda de um copo, cortá-la em discos. Polvilhar uma assadeira com farinha de trigo e colocar os discos de massa.

Preparo final

No meio de cada disco de massa, colocar uma colher de sopa generosa da cocada já fria. Decorar cada docinho com tiras finas da massa, fazendo um laço. Colocar os doces em forno quente e assar por aproximadamente 20 minutos.


Já o "Guaraná Jesus" é uma bebida cor-de-rosa com sabor adocicado, típica do estado do Maranhão. Seu sabor lembra aromas de cravo, canela e guaraná, que segundo "a lenda" além destes leva mais outros 14 ingredientes.

Sua produção teve um início simples como criação de um farmacêutico de São Luís na década de 1920, quando o farmacêutico tentou sintetizar o remédio que estava em voga no momento com uma máquina de gaseificação importada e acidentalmente criou “Jesus”.

A bebida acabou virando um dos símbolos culturais do Maranhão. Por causa da popularidade na região, a Coca-Cola comprou os direitos de distribuição da bebida, pagando uma fortuna, impedindo sua saída do estado do Maranhão, único lugar onde é produzido.

No rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor-de-rosa representam a própria cor do produto. As embalagens seguem o padrão entre refrigerantes (garrafas PET, de vidro e lata). Apesar do Guaraná Jesus não apresentar elementos necessariamente regionais, ele é identificado como um símbolo cultural do Maranhão por sua popularidade.

Os ingredientes são naturais. São extratos de guaraná, que contém cafeína, teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que o farmacêutico fez para a Amazônia. Ironicamente, Jesus Gomes, criador da bebida era ateu e após agredir fisicamente um padre foi excomungado pela Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário