quarta-feira, 20 de abril de 2011

AULA DE COZINHA CLÁSSICA – REGIÕES DA ITÁLIA

Prof. Runilson Taveira

Província: TRENTINO ALTO ADIGE/ SÜD TIROL

Algumas características regionais:

· Nome oficial Ítalo-alemão, visto a localização no topo da bota perto da suécia e alemanha.


· É uma região situada ao nordeste da Itália, extremamente montanhosa e não muito rica.


· Trentino tem limites ao norte com a Áustria e a oeste com a Suíça, daí uma forte influência e semelhança gastronômica aos Eslavos, Austríacos e Húngaros.


· Seus pratos típicos são o Goulash sopa bem temperada à base de carne de vaca e o Chucrute feito com couve branca “é assim que o chamam” e ainda caldos, sopas e batatas.


· Os pães sãomuito consumidos na região, dentre os mais consumidos temos os Schüttelbrot e Vorschlag, (pão duro e fino) ambos são feitos com farinha de trigo ou centeio e o que os iferenciam são os formatos. O Paarl também é outra tradição, que é produzido com massa azeda e centeio, assados juntos, daí a origem do seu nome, Paarl que significa casal ou pares, em Alemão.


· A região de Trentino é ricamente agrícola com grandes pastos, criação de vacas leiteiras, vinicultura, cereais e frutas de mesa, sendo o grande abastecedor de toda a Itália.


· Diversidade de espécies de maças desde as mais adocicadas até as mais ácidas são cultivas, se tornando também a base de abastecimento para as regiões da Itália.


· Outro prato bem tradicional da região é a polenta, tipicamente chamada de Polenta Nera, feita com trigo sarraceno, anchovas douradas na manteiga e queijo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário