sexta-feira, 11 de junho de 2010

CRM - ciberespaço, relacionamento e marketing


A utilização do blog pelas empresas está tornando-se um diferencial competitivo num mercado em que a concorrência investe em tecnologia e em pesquisa e desenvolvimento para buscar a inovação.

Algumas empresas já despontaram nesta empreitada e estão dispostas a interagir com seus públicos (interno e externo) para poder ouvir as sugestões e melhorarem seus processos.

O Brasil é o quarto país onde as pessoas mais lêem blogs, há 80% de penetração de redes sociais entre internautas de qualquer idade e já foram registrados mais de 50 milhões de twitters, o potencial deste tipo de canal interativo é grande.

Das 500 melhores empresas da revista americana Fortune a maioria possui blogs. Constam nesta lista:

Amazon (http://aws.typepad.com/);

GE (http://www.grcblog.com/);

Nike (http://blog.nikebasketball.com/);

Google (http://googleblog.blogspot.com/) e muitas outras.

Um blog corporativo é publicado por uma organização que queira atingir seus objetivos e metas. Em relação à comunicação externa os potenciais benefícios incluem o fortalecimento do relacionamento com importantes públicos-alvo. Quanto à comunicação interna, os blogs são geralmente uma ferramenta que serve para a colaboração e a gestão do conhecimento.

Como ferramenta de comunicação com o público interno e externo da empresa, os blogs têm demostrado ser uma forma de interação com estes públicos e para as organizações que saíram na frente, os resultados obtidos com o retorno da opinião do público parecem ser bastante favoráveis. Estes blogs, segundo Cipriani, proporcionam "um poder de comunicação bidirecional instantâeno ".

Por ser um canal de comunicação veloz nas interações e com maior valor agregado, Cipriani diz que o blog corporativo:

- Possui leitura agradável e cronológica;

- É fácil de fazer e manter;

- Custa pouco;

- Possui navegação intuitiva e simples;

- Abre espaço para comentários;

- Disponibliza a troca de links;

- É personalizado;

- Faz parte de um nicho e é especialista;

- Demonstra o conhecimento da sua empresa e

- Permite a criação de uma comunidade.

O boca-a-boca foi amplificado na internet, e se tornou mais confiável. Se um dia foi resultado de marketing, agora é espontâneo via redes através de difusores da marca. Uma das maneiras de conquistar este tipo de internauta é oferecendo conteúdos relevantes, muitas vezes criados coletivamente e realizando promoções de envolvimento e não simplesmente inserindo banners.

A prestação de serviços é o ponto central da estratégia, porque o consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade nos meios digitais, além da preocupação com funcionalidade, usabilidade e performance. Fatores decisivos para o sucesso na criação de uma experiência positiva na relação do consumidor com a marca".

Alguns blogs corporativos de empresas nacionais:

Ambev - http://www.skolbeats.com.br/blog/

Banco ABN Real - http://real.updateordie.com/

Brastemp - http://youblogladob.wordpress.com/

Carrefour - http://www.euusoacuca.com.br/

Claro - http://www.claroblog.com.br/

Coca Cola - http://www.kuat.com.br/blojsom/blog/kuat/

Embrapa - http://blog.cnpat.embrapa.br/

Google Brasil - http://googlebrasilblog.blogspot.com/

IBM - http://www-03.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion/

Intel - http://blogs.intel.com/brasildigital/

LG Brasil - http://bloglge.com.br/

Locaweb - http://blog.locaweb.com.br/

Mastercard - http://bloglog.globo.com/naotempreco/

Microsoft - http://www.comunidadeoffice.com.br/

Natura - http://www.blogconsultoria.natura.net/

Nike - http://blog.nikefutebol.com/

Petrobras - http://www.blogspetrobras.com.br/

SAP - http://www.sap.com.br/blog/

Sun Microsystems - http://blogs.sun.com/TAI/

Tecnisa - http://www.blogtecnisa.com.br/

Vale - http://www.vale.com/descobridores/

Vivo - http://www.vivoblog.com.br/

Wal-Mart - http://www.mundowalmart.com.br/

Mídias sociais estão se tornando importantes instrumentos estratégicos para as empresas de todos os portes e setores da economia, e adquirindo um papel importante na construção da imagem corporativa. Clientes conectados ganharam mais poder de barganha e agora tomam decisões que incidem na reputação dos fornecedores, influenciando e sendo influenciados por outras pessoas que trafegam no meio online.

Empresas de todos os portes já marcam presença em diversas mídias digitais, que potencializam a produtividade interna, proporcionando a motivação de equipes e também a melhoria no relacionamento operacional com fornecedores, franqueados e outros parceiros de negócio.

Principalmente em empresas globais, a comunicação corporativa deixou de ser o departamento que produz os jornais internos. Trata-se, agora, do compartilhamento dos objetivos estratégicos por entre todas as células do organograma.

Wiki – construção coletiva de conteúdo, hipertexto, aprendizagem coletiva e corporativa, gerência de projetos. Leia mais sobre o assunto em webinsider.

Twitter – miniblog de publicação, leitura e construção de rede.

Linked in – relacionamento, networking, fomação de rede, reputação digital.

Yammer – "Twitter corporativo" que tem o objetivo de atender ao público profissional. Com ele a empresa pode criar grupos de usuários para que estes possam trocar informações entre si.

You Tube - influencia canais de TV ao ter quebrado a estética da perfeição ao popularizar vídeos caseiros.

A capacidade de mensuração das mídias digitais proporciona criar uma nova inteligência analítica. Neste cenário torna-se imprescindível um novo pensamento estratégico para Internet, que seja eficiente e consistente com a estratégia global de sua empresa. Aliado a isso, as novas tecnologias - Mobile banners, SMS broadcast, TV móvel, publicidade em chip, fundos de tela, torpedos de voz, acelerados por modelos 3G (já são mais de três milhões de unidades no Brasil), são a grande promessa da comunicação. As operadoras possuem cadastros com número superior a 30 milhões de pessoas que já fizeram opt-in, ou seja, autorizaram a interface das empresas com seus aparelhos ("marketing da proximidade").

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/crm-ciberespaco-relacionamento-e-marketing/45572/

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