AULA DE CONFEITARIA
18 DE OUTUBRO 2010
PROF. Sueli Rocca
PRODUÇÃO: MACARONS
Este tradicional e colorido doce, é preparado com merengue e farinha de amêndoas. Sobre a origem do Macaron há uma divergência: os italianos alegam que a receita teria sido elaborada, há séculos em algum monastério. E somente no período da Renascência teria sido levado à França por Catarina de Médici, quando se casou com Henrique – Duque de Orleans. Os franceses clamam pelo reconhecimento da autoria da receita, alegando que já no ano 791 o doce era confeccionado no monástério de Cormery. Independente de sua origem, no início os macarons eram apenas bolachas de avelã.
Durante o século XVII as freiras carmelitas, seguindo o princípio de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne’”, se especializaram na cofecção e comercialização do doce, ficaram conhecidas com Souers Macaron ( irmãs macaron).
Foi apenas no século XX, que Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, introduziu um recheio cremoso aos macarons, que assumiram assim a forma como o conhecemos atualmente. Entre os recheios mais clássicos estão, geléia de frutas, creme de manteiga e ganache. Receita:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeVvANPGM-YAOGnM430a1D2XHs3j38sWnYCM_I1X_sJ_NGvy9DoiqRkwZuqb8_NgxoyLg7r3rHE6bVA0Gx3BP7ufK98fsj2L-oPLua-KhKzUbv6z2a_hs5sufbmj2LEFEkisH2DlEJKGQ/s320/18102010045.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário