segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Il tartufo bianco è arrivato!


Chegou o momento mais esperado do ano: a caça às trufas de Alba.
E o mundo aguarda ansioso!





Nas ruas, bares e café de Alba, no Piemonte italiano, pessoas dedicadas ao trufolaio se cumprimentam nessa época do ano apenas levantando as sobrancelhas. É o clássico e silencioso gesto de interrogação. Chegou a hora. E agora? Assim como seus cães se preparam para farejar a terra, eles farejam no ar com tensa expectativa a umidade, a chuva no horizonte e a promessa nas raízes do carvalho: Il tartufo è arrivato!

Por estimados 5 mil euros o quilo para esta safra, as trufas brancas de Alba provocam sentimentos diversos: brilham os olhos de quem as colhem, se inquietam aqueles que as compram, se excitam os que as preparam. Nesse caso, os chefs de cozinha, em devaneios pela criação de um novo prato com a preciosidade sazonal, mas todos os anos chegando à mesma conclusão: nada supera o ovo frito com lasquinhas de trufa em cima. Simples e genial.

A caça às trufas brancas começa em setembro e se estende até dezembro. Alba é a meca, mas também se encontram bons fungos na Umbria, Marche e até do outro lado do Adriático, em países de menor tradição gastronômica. Na França, sobretudo no Périgord e Provence, também começa a época, que se estende até março, período em que uma frase é repetida com a ênfase típica dos franceses: “A trufa deixa as mulheres mais gentis e os homens mais galantes”.

Mas voltemos a Alba. Já participei de uma caça às trufas na região, num alegre passeio sem maior compromisso a não ser comer logo em seguida o que cães assanhados acharam no bosque de carvalhos. Mas a caça oficial é coisa muito séria, com cuidados dignos de um serviço secreto, sobretudo para impedir que amigos da trufa alheia invadam fazendas na madrugada. Depois de colhidas, bem ou mal, iniciam-se as frenéticas negociações em torno do preço, que varia bastante em função da quantidade obtida na colheita, do sabor e aromas característicos e, individualmente, do peso de cada trufa.

As maiores são normalmente destinadas ao grande leilão anual beneficente que se realiza no início de novembro no castelo Grinzane Cavour (Asta Mondiale del Tartufo Bianco d’Alba). Para quem prepara o cartão de crédito para estar em Alba, a informação: no ano passado a grande estrela do leilão, uma aromática trufa de 750 gramas, foi arrematada por 100 mil euros. Uma exceção, sem dúvida, com o valor das cinco primeiras se situando entre 4 mil euros e 9 mil euros.
No Brasil, restaurantes renomados já se agitam para trazer os poderosos fungos. E estamos preparados para o trufolaio, a nossa caça às trufas nas mesas mais finas.

Fonte: Portal ig (http://luxo.ig.com.br/colunistas)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Doce de Espécie e Guaraná Jesus

Sabores típicos do Estado do Maranhão



O Doce-de-espécie é uma guloseima originário da cidade histórica de Alcântara, no Maranhão, a guloseima se assemelha a um bombocado e tem o tamanho e o formato de uma tartaruguinha. A iguaria se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuída pelos moradores durante a Festa do Divino. A receita é encontrada somente em Alcântara e foi herdada dos açorianos.

Segue sua receita abaixo:

Ingredientes

  • 3 xícaras de coco ralado grosso
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • h2. Ingredientes para a massa:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara de água

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo alto mexendo sem parar. Depois que a calda começar a ferver, mexer de vez em quando. Quando a mistura estiver bem cremosa, desligar o fogo, passar para um tabuleiro untado com manteiga e deixar esfriar.

Modo de preparo da massa

Colocar a farinha de trigo numa tigela e juntar o óleo, o sal e a água. Misturar até que a massa fique homogênea. Em seguida, polvilhar farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho. Abrir a massa com um rolo até ficar bem fina. Com a ajuda de um copo, cortá-la em discos. Polvilhar uma assadeira com farinha de trigo e colocar os discos de massa.

Preparo final

No meio de cada disco de massa, colocar uma colher de sopa generosa da cocada já fria. Decorar cada docinho com tiras finas da massa, fazendo um laço. Colocar os doces em forno quente e assar por aproximadamente 20 minutos.


Já o "Guaraná Jesus" é uma bebida cor-de-rosa com sabor adocicado, típica do estado do Maranhão. Seu sabor lembra aromas de cravo, canela e guaraná, que segundo "a lenda" além destes leva mais outros 14 ingredientes.

Sua produção teve um início simples como criação de um farmacêutico de São Luís na década de 1920, quando o farmacêutico tentou sintetizar o remédio que estava em voga no momento com uma máquina de gaseificação importada e acidentalmente criou “Jesus”.

A bebida acabou virando um dos símbolos culturais do Maranhão. Por causa da popularidade na região, a Coca-Cola comprou os direitos de distribuição da bebida, pagando uma fortuna, impedindo sua saída do estado do Maranhão, único lugar onde é produzido.

No rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor-de-rosa representam a própria cor do produto. As embalagens seguem o padrão entre refrigerantes (garrafas PET, de vidro e lata). Apesar do Guaraná Jesus não apresentar elementos necessariamente regionais, ele é identificado como um símbolo cultural do Maranhão por sua popularidade.

Os ingredientes são naturais. São extratos de guaraná, que contém cafeína, teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que o farmacêutico fez para a Amazônia. Ironicamente, Jesus Gomes, criador da bebida era ateu e após agredir fisicamente um padre foi excomungado pela Igreja Católica.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010


O charme dos homens “gastrosexuais”


Dizem que mulher no volante é perigo constante e homem na cozinha merece cuidado redobrado? Olha que muitos marmanjos têm conquistado suas mulheres pelo estômago: e elas adoram. São os chamados homens “gastrosexuais” que, além de cozinhar bem, usam o dom para ganhar de vez a mulherada.

“Pilotar fogão” agora é coisa de macho galanteador, foi o que constatou uma pesquisa do Future Foundation, instituto britânico que ouviu mil homens no Reino Unido e mostrou que 48% dos entrevistados afirmam que a habilidade na cozinha os torna mais atraentes para as mulheres.

O cozinheiro de eventos Renan Carvalho, de 19 anos, diz se interessar pela cozinha desde criança, quando ajudava a avó a preparar pratos para a família. Já grandinho, procurou um curso especializado e hoje cursa o quarto semestre de gastronomia em uma faculdade conceituada. Para ele, um bom prato pode ajudar em uma conquista, mas não faz milagres. “Considero cozinhar uma arte e assim como todas as outras artes existem seus admiradores, logo nada me impede que eu conheça alguma mulher que aprecie a gastronomia”, afirma.

Ele conta ainda que, certa vez, foi a uma pequena reunião na casa de uma amiga e levou um petit gateau, feito por ele, “para não chegar de mãos abanando”. Deu certo. “Acabei ficando com uma das garotas da festa. Não sei dizer se eu a conquistei exclusivamente pelos dotes gastronômicos, mas com certeza ajudou um bocado”, conta.

Com os empresários Janaína Marquesini, de 27 anos, e Rafael Abicair, de 31, a história foi ainda mais longe. Ela conta que sempre adorou comer bem, mas que não tem a menor paciência para cozinhar. É claro que o rapaz aproveitou a deixa. “Ele preparou um jantar maravilhoso para mim logo no começo do nosso namoro, com uma receita de frutos do mar de sua própria criação. Fiquei espantada com o capricho, é claro que foi cativante. A escolha do prato também me atraiu, já que ele não é muito fã de peixe e optou pelo cardápio só para me agradar”, derrete-se Janaína. Hoje eles estão casados há três anos e Rafael continua se aprimorando na arte de cozinhar. Apesar de nunca ter estudado nada, sempre assiste a programas de culinária e lê sobre o assunto. Mas depois de tanta dedicação, quem é que arruma a cozinha? “Infelizmente eu. Ele destrói a cozinha, parece que passou um furacão”, afirma a moça.

No final das contas, deve mesmo haver um motivo especial para as mulheres gostarem tanto dos chefs. Na opinião de Janaina, os homens que se dão bem com a cozinha são mais sensíveis. “Além disso, eles têm um bom gosto que é exibido não só na culinária como também em outros setores, como decoração, por exemplo. São coisas que mulher adora e homem não repara”, afirma. Renan finaliza: “Mas elas gostam tanto assim?!”. Nós respondemos em alto e bom som: adoramos!

Fonte - MBPress

Fonte: Revista Época - Edição Especial (Agosto de 2010)







quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Macaron

Doce italiano ou francês?

Este pequeno e delicado doce de farinha de amêndoa com casquinha crocante, interior macio e aveludado, assim como tantas outras receitas clássicas, não têm origem certa, já que tem séculos de história.

Alguns afirmam que o macaron é italiano já que seu nome deriva de macarone, que quer dizer massa. O que se sabe realmente é que no casamento de Catarina de Médice com Henrique, duque de Orleans; essa iguaria enfeitava a mesa e enfeitiçava os convidados.

Os italianos brigam por sua autoria, os franceses também não ficam atrás. Dizem que a receita do macaron é originaria dos monastérios de cormery na França desde o ano de 1709.

O que realmente se sabe é que com as irmãs macaron (souers macaron), a comercialização do doce foi feito com grande especialização. Porém, na maneira como o conhecemos hoje com recheios delicados e cheios de sabor, foi obra de Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée.

Sejam eles italianos ou franceses, o macaron resiste até os dias de hoje, enchendo de charme as confeitarias e festas do mundo todo.

Como comprar peixe fresco

Aprenda a comprar pescados e não seja enganado!

Como comprar peixe fresco

Para a dieta do homem, os peixes apresentam diversas vantagens, pois são leves, têm poucas calorias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Eles possuem, praticamente, todos os nutrientes necessários para suprir a demanda do organismo, como cálcio, fósforo, ferro, iodo, cobalto e as vitaminas A, B1, B2 e D.

Mas, o que mais chama atenção nos peixes são os óleos ômega 3. Este tipo de gordura - ácido graxo essencial - é benéfica à saúde, pois diminui os riscos de doenças cardíacas e arteriosclerose e ajuda na renovação celular, no desenvolvimento cerebral e no combate às inflamações.

Além disso, o ômega 3 trabalha como auxiliar no tratamento de depressão, ansiedade, problemas do sono, pressão alta, alívio de dores causadas pela artrite reumatoide e protege a pele contra os raios ultravioletas.

O peixe é um dos itens mais importantes e saudáveis na alimentação e pode ser classificado:

Diferentes tipos de peixes

  • De acordo com o formato: achatado (linguado), redondo (badejo), de couro ou escamas (pintado, garoupa) e sem espinha (cação, arraia);
  • De acordo com a procedência: água doce (truta) ou salgada (pescada);
  • De acordo com o teor de gordura: magro/branco (merluza) ou gordo/azul (salmão).

O consumo do peixe é bastante indicado para crianças e idosos, já que está diretamente associado ao desenvolvimento escolar e à prevenção do Mal de Alzheimer. Para garantir que todos esses benefícios sejam aproveitados, veja a lista abaixo para ter certeza que o peixe é fresco e de boa qualidade:

  • Os olhos devem estar salientes e brilhantes, pois peixes que não estão frescos possuem olhos afundados;
  • A pele é brilhante e carne é firme (tenra, porém resistente);
  • O rabo deve estar úmido e flexível;
  • Caso tenha escamas, elas devem estar firmes e uniformes;
  • As guelras devem estar brilhantes, com cores que variam do vermelho escuro ao rosa, e com muco claro;
  • Apesar de seu cheiro característico, o odor deve estar suave, assim como o do mar.

Peixes e postas conservados no gelo


  • A carne deve estar úmida e lustrosa, sem sinais de descoloração;
  • Não deve haver líquido em volta dos filés ou postas;
  • Os pedaços não podem apresentar secura nas extremidades.

Mesmo inteiros ou em filés e postas, os peixes devem estar sempreacondicionados em lâminas/escamas de gelo, geladeiras com temperatura máxima de 6°C e não podem estar em contato com outros alimentos, para evitar a contaminação cruzada. Gosta de Sushi? Conheça o vocabulário gastronômico japonês. Aproveite e faça deliciosas produções com peixe!

Fonte: http://bbel.uol.com.br/culinaria/post/como-comprar-peixe-fresco.aspx